Romanos: Teologia Para Todosنموونە
Quando eu estava no Ensino Médio, o pai de um amigo meu tinha uma casa no lago. O meu amigo tinha um pequeno barquinho e havia se tornado mestre na arte de navegar. Numa mão ele segurava a vela, e na outra segurava o timão. Assisti maravilhado como ele era capaz de capitanear o barco perfeita e simultaneamente, enquanto navegávamos pela água, tendo um dia divertido no lago.
Tudo mudou, entretanto, quando ele me incitou a tentar fazer o trabalho eu mesmo. Tentei. Somos sortudos por termos sobrevivido. Não conseguia pegar o jeito de coordenar a vela e o timão simultaneamente. Quando fazia certo com a vela, fazia errado com o timão, e éramos arremessados em círculos. Quando fazia certo com o timão, fazia errado com a vela, e ficávamos preparados para ir na direção certa, mas parados na água e sem poder algum. Chegando ao final da sua carta aos Romanos, Paulo está contando sobre o seu ministério a uma igreja que ele não fundou e não havia ainda visitado.
Em Romanos 15:14-21, ele nos contou a respeito do poder do Espírito Santo, o qual é a vela do seu ministério. Em Romanos 15:22-33, ele nos conta sobre o seu plano de ministério, o qual é o timão do seu ministério. O exemplo de Paulo é o modelo de ministério, explicativo do seu incrível sucesso e um que todas as igrejas e ministérios deveriam seguir. Para os que não conhecem muito bem, o plano de ministério ao longo da vida de Paulo foi centrado nas cidades. Uma leitura da história do cristianismo primevo, Atos, revela que o cristianismo começou como um movimento urbano liderado por Paulo, cujo ministério de plantação de igrejas itinerante era quase exclusivamente urbano, conforme ele se mudava de cidade para cidade e evitava as áreas rurais. Historiadores como Rodney Stark e Wayne Meeks dizem que, por volta de 300 AD, mais da metade das pessoas vivendo em grandes cidades romanas era cristã, enquanto mais de 90% daqueles vivendo nos lados dos campos eram ainda pagãos.
Curiosamente, a nossa palavra “pagão” provavelmente veio da palavra grega paganus, que significava “alguém que vive na fazenda”, já que a maioria dos cristãos vivia em cidades e a maioria dos pagãos vivia em fazendas. De fato, o povo de Deus deveria trazer o evangelho a qualquer lugar em que há pessoas, já que Deus ama todas as pessoas. Mas visto que havia mais pessoas na cidade, também faz sentido que trazer o evangelho a cidades seria uma prioridade. Uma das razões pelas quais os cristãos em nossos dias devem amar a cidade, conforme esperam a revelação da cidade de Jesus, é porque a cidade é o lugar mais estratégico para os cristãos e o evangelho. Se a cultura é como um rio, então as cidades estão corrente acima, criando cultura, que, então, flui corrente abaixo às massas. Porque governo, lei, educação, saúde, informação, mídia, artes, esportes, entretenimento, mercado, viagens, população e indústria estão concentrados majoritariamente em uma cidade, as cidades são as fontes das quais a cultura flui.
Portanto, o distanciamento dos cristãos das cidades, seguido de reclamações sobre o tipo de cultura que está fluindo a partir das cidades, é tanto tolice quanto hipocrisia. A resposta é os cristãos amarem a cidade, mudarem-se para a cidade, orarem pela cidade e servirem a cidade. Tendo estabelecido o evangelho em igrejas cristãs ao longo das províncias orientais do vasto Império Romano, o seu plano era buscar fazer o mesmo nas províncias ocidentais, começando na Espanha. O propósito da sua carta para a igreja em Roma era convidá-los a dar suporte para o seu ministério com oração, liderança e finanças. Se você alguma vez já recebeu uma carta de angariação de fundos pedindo que você apoie alguém numa viagem missionária, então você entende o grande propósito da carta de Paulo aos romanos – sim, ela é a mais incrível carta de angariação de fundos para uma viagem missionária que já foi escrita!
Perguntas:
1. Paulo estava escrevendo a carta para a igreja em Roma para solicitar o seu apoio em trabalho, oração e fundos. Onde Deus o está chamando para fazer o mesmo? Como, exatamente, isto se dará?
2. Paulo sabe que irá encarar uma incrível resistência e condições difíceis para continuar pregando o evangelho de Jesus Cristo, então ele pede que o povo esteja orando por ele. Por qual pessoa que está pregando o evangelho você pode orar, e de que forma você pode encorajá-la nesta semana?
Scripture
About this Plan
Neste Plano de 13 dias, você estudará Romanos 12-16 de um modo aplicável e prático, que faz da teologia complicada acessível para todos. Seja você apenas um curioso sobre a Bíblia, um novo convertido ou um seguidor de muito tempo de Jesus, sabemos que Deus falará com você através deste Plano.
More