2 Pedro: Poder Sob Pressãoنموونە
Nos dias da igreja primitiva, quando era difícil viajar e era difícil se comunicar, as pessoas com frequência comunicavam-se por cartas. Era um grande prazer receber uma carta, e as cartas que estão na Bíblia eram lidas em alta voz às congregações inteiras que as recebiam. Pedro fala sobre as cartas que ele escreveu às igrejas, as quais são parte, agora, da nossa Bíblia. Muitos dos escritos no Novo Testamento também são cartas.
Pedro fecha a sua carta repetindo o seu amor pelas pessoas com o caloroso termo “amados” que ele usou repetidamente em referência a eles (1 Pedro 2:11, 4:12; 2 Pedro 3:1, 3:8, 3:14, 3:17). Pedro também usou este termo, “amado”, para falar sobre o seu amigo, o Apóstolo Paulo (2 Pedro 3:15), e nos lembrou de que este termo era também aquele que Deus, o Pai, usou para falar de Jesus no Seu batismo (2 Pedro 1:17).
Ele começa suas observações de fechamento garantindo que eles saibam que, como um pai espiritual, ele os ama como Deus, o Pai, amou Jesus. É difícil enfatizar excessivamente como a sua afeição por eles é carinhosa, e de que modo isto os teria permitido confiar que o que ele estava dizendo para eles era de Deus, para o seu bem, e feito em amor. Isso permite, também, que ele se conecte a eles antes de corrigi-los. Se ele é emocionalmente envolvido com aqueles a quem ele está escrevendo a carta e eles sabem que ele os ama, ele é capaz de oferecer-lhes instrução e pareceres, que são levados em conta como vindos de um pai amoroso.
Pedro fala aos cristãos que eles devem obedecer aos mandamentos de Deus. Por mandamentos, a Bíblia quer dizer que Deus nos dá instruções que Ele espera que sigamos. Os mandamentos de Deus são sempre bons, porque Deus é bom e nos ama, e suas regras são para nos ajudar e nos proteger. Algumas pessoas tratam partes da Bíblia como se elas fossem opcionais, mas Pedro diz que a Bíblia está cheia de mandamentos de Deus para serem obedecidos.
Ele também diz que os cristãos precisam perseverar, ou continuar vivendo como cristãos, mesmo que pareça que há um longo tempo antes de Jesus voltar e estabelecer o céu na terra. Pedro explica que Deus não vê o tempo como nós o vemos. Deus é eterno, o que significa que Ele vive fora do tempo sem princípio nem fim (mesmo que Ele tenha criado o tempo e trabalhe no tempo). Da perspectiva de Deus, Pedro diz, os dois mil anos que se passaram desde que Jesus andou sobre a terra são como apenas alguns dias.
Perguntas:
1. O que significa dizer que Deus é eterno?
2. O que significa dizer que Deus é paciente?
Scripture
About this Plan
O povo de Deus que está vivendo sob incrível pressão precisa do “Seu divino poder”, porque nele encontramos a fonte para “vida e piedade”. Este estudo de 6 dias na carta chamada 2 Pedro a uma igreja experimentando perseguição é para qualquer cristão que precisa experimentar o poder de Deus sob a pressão da vida.
More