Ore Como Jesusنموونە
O Coração do Pai
Certa noite, quando a minha filha mais velha, Ashley, era bem pequena, eu estava fazendo a nossa rotina regular da hora de dormir: adorar juntos (apesar da minha horrível voz para cantar), fazer carinho, ler a Bíblia, falar sobre os eventos do dia e enrolá-la com os cobertores, o que ela carinhosamente chamava de “enrolá-la como um burrito”.
Enquanto eu orava por ela, o Espírito Santo fez-se presente e, pela primeira vez na minha vida, eu finalmente entendi a oração. Com um grande sorriso, ela olhou para mim e disse: “Estou feliz por ter um papai na terra e um Papai no céu, e ambos me amarem. É muito bom que eu possa falar com qualquer um dos dois a qualquer hora que eu quiser, e vocês vão me ouvir e me ajudar. Boa noite”.
Ela sorriu, fechou os olhos e começou a dormir. Para mim, o Senhor havia acabado de falar através da minha pequena garota como Ele disse que faria: “Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força” (Salmo 8:2).
Conforme eu caminhava para fora do seu quarto e desligava a sua luz, senti como se Deus houvesse usado as palavras dela para ligar uma luz dentro de mim, através daquele sagrado momento com o meu docinho. Três coisas impressionaram a minha alma desde então:
1. Deus compartilhou o Seu título de Pai, ou Papai, comigo. Esta revelação trouxe um peso inteiramente novo e cheio de significado para o meu papel. Eu queria me certificar de que conforme ela, e posteriormente os seus irmãos, ouviam sobre Deus, o Pai, que o meu amor por eles não os fizesse ficar confusos ou amedrontados a respeito Dele, já que compartilhamos o mesmo título.
2. A minha filha sabia como orar muito naturalmente. Para ela, era como falar com um Papai que a amava. Este tipo de oração parecia muito mais pessoal, íntima, calorosa e natural do que o modo mais religioso e mecânico pelo qual eu havia erradamente visto a oração. É, também, exatamente como Jesus nos ensinou a orar – algo que nós exploraremos em maior detalhe no decorrer deste plano.
3. Eu não era apenas o pai da Ashley, mas eu era, também, um filho do Pai. Deus não era apenas o Pai dela, mas o meu também. Se eu quisesse crescer na oração, eu precisava parar de focar em pessoas religiosas e seus modos de orar. Eu precisava começar a aprender das minhas crianças conforme elas traziam as suas necessidades, medos e alegrias até mim como um pai que os amava e sempre tinha tempo para interessar-se neles. Se o meu coração e mente pudessem tornar-se mais como os de uma criança, como Jesus ensinou, e focar mais em conhecer o meu Pai do que em como orar, as chances são de que a minha vida de oração tivesse sido mais como a da minha filha, o que teria sido uma boa coisa.
Ashley ensinou-me muito naquele dia, e nós estamos ainda aprendendo juntos conforme trabalhamos no ministério e compartilhamos o ensino da Bíblia sobre o coração do Pai por todos os seus filhos e filhas.
Reflexão:
1. O que podemos aprender sobre oração com as crianças?
2. Se você é um pai ou uma mãe, o que você pode ensinar aos seus filhos sobre oração?
3. Que observações vêm à mente quando você pensa sobre relacionar-se com Deus, o Pai, como crianças que têm um relacionamento saudável e feliz com o seu pai?
Scripture
About this Plan
Este plano explica que orar é conversar com o seu Pai Celestial. Veremos o ensino de Jesus sobre a oração e o lugar que esta teve em sua própria vida. Explora o que é a oração, quem é Deus Pai, como deveríamos orar, pelo quê deveríamos orar e quando e onde deveríamos orar, fornecendo passos práticos para construir uma vida de oração como a de Jesus.
More