Ore Como Jesusنموونە
Getsêmani, Parte 1: A Estrada até o Jardim
O que alguém faz nos momentos finais de sua vida revela com quem ou com o que ele mais se importa. Conforme Jesus alcançava o fim do Seu último dia, Ele parou para passar uma noite inteira em oração. As ações de Jesus revelam que encontrar-se com o Pai em oração era a Sua mais alta prioridade.
Ler a Oração do Getsêmani de Jesus é espiritualmente esmagador, exatamente como ela foi fisicamente esmagadora para Jesus. Getsêmani significa “prensa de azeite”, e havia uma prensa de azeite no meio de um campo de oliveiras, onde ela era utilizada para extrair o óleo da fruta, esmagando-a. João 18:1 revela que um bosque de olivas, ou jardim, estava neste lugar onde Jesus orou. Lá, a alma de Jesus seria pressionada até que ela estivesse esmagada, e uma oração sincera foi derramada.
A estrada noturna até o Jardim do Getsêmani era escura. Agourenta, ela estava obstruída com o desgosto da traição e do abandono. O ar estava espesso com dor e angústia. Naquele momento, o peso do mundo veio sobre Jesus. Ele carregava o pecado da humanidade até a cruz, até o Lugar da Caveira surgindo no horizonte.
Jesus estava plenamente consciente de para onde o Seu ministério estava indo, predizendo a maneira do Seu assassinato. A única coisa pior do que marchar para um mortal assalto, é saber bem o resultado previamente e marchar em frente mesmo assim.
Desde esse tempo, Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse para Jerusalém, sofresse muitas coisas nas mãos dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, fosse morto e, no terceiro dia, ressuscitasse. – Mateus 16:21
Talvez você saiba como é ver aquele momento devastador apenas aguardando à sua frente. Você já teve o seu momento Getsêmani? Você foi esmagado pelo que estava ocorrendo, sentindo-se sozinho por causa do abandono e da traição, impotente para mudar o seu destino, e sentindo que não havia um modo de você vencer aquilo?
Quando a sua esposa diz: “Estou indo embora”, quando o doutor diz: “É um câncer”, quando a enfermeira diz: “Você abortou”, quando o seu irmão diz: “Papai morreu, e ele não conhecia Jesus”, o que você faz? O que você não precisa fazer nesses dias é fingir. Não finja que a vida é fácil e que a vida é boa. Não há problema em dizer que a vida é complicada e, às vezes, muito, muito dolorida.
Em Seu momento de morte, Jesus não desconfiou, duvidou, negou ou desprezou Deus. Em vez disso, Ele desejou Deus. Então, Ele orou. Até mesmo Jesus precisava orar!
Quando você está doente, sozinho, machucado ou em qualquer necessidade, você precisa falar com Deus. Mesmo sem pecado, o perfeito Jesus precisou conversar com o Pai. Se Jesus precisava orar no Seu momento Getsêmani, você precisa orar no seu.
Reflexão:
1. Você ora para ter algo de Deus ou para ter Deus?
2. Em sua vida, qual (ou quais) foi o seu momento Getsêmani? Como você respondeu?
Scripture
About this Plan
Este plano explica que orar é conversar com o seu Pai Celestial. Veremos o ensino de Jesus sobre a oração e o lugar que esta teve em sua própria vida. Explora o que é a oração, quem é Deus Pai, como deveríamos orar, pelo quê deveríamos orar e quando e onde deveríamos orar, fornecendo passos práticos para construir uma vida de oração como a de Jesus.
More