YouVersion Logo
Search Icon

NAUM Introdução

Introdução
O livro do profeta Naum anuncia a queda de Nínive, cidade capital do império assírio. O domínio assírio no século VII a.C. engolira já Israel (o reino do Norte), cuja capital, Samaria, caíra em 722 a.C., tendo a população sido deportada, e englobava quase todo o Próximo Oriente, incluindo a Babilónia. A sul, o domínio assírio estendera-se a Tebas, capital do grande rival, o Alto Egito (663 a.C.). O reino do Sul, Judá, também corria perigo; anos antes Acaz prestara vassalagem ao rei da Assíria e adotara os cultos pagãos da potência dominadora (2 Reis 16,18). Ezequias, seu sucessor, empreenderia uma reforma religiosa e rebelar-se-ia contra o domínio dos ocupantes. Os assírios enviam uma expedição punitiva, mas são derrotados (2 Reis 18,1—19,37, 2 Crónicas 33,1–20), situação que vai prolongar-se, pelo menos, durante o curto reinado de seu filho Amon (2 Reis 21,19–24; 2 Crónicas 33,21–25).
É neste contexto histórico que se insere a profecia de Naum. O seu ministério teria decorrido entre a tomada de Tebas pela Assíria, em 633 a.C. (3,8–10), e a queda do império assírio e sua capital, em 612 a.C., às mãos de uma coligação de babilónios, medos e citas, que o profeta também prediz (2,2—3,19). No tempo de Naum Judá estava submetida ao domínio assírio (1,13; 2,1) e Josias, neto de Manassés, cujo reinado começou em 640 a.C., iria abolir o paganismo e reabilitar o culto ao Senhor, por volta de 628 a.C. Assim, podemos situar o ministério de Naum no reinado de Manassés entre 663 a.C. e 642 a.C., ou admitir que se poderia ter prolongado, no máximo, até ao de Amon.
Na mensagem de Naum, Nínive é o símbolo do orgulho e da arrogância; uma cidade perversa que oprime o povo de Deus. Na sua ameaça, Naum garante que Nínive não poderá resistir ao poder de Deus: é que a justiça divina não suporta o poder humano que assenta no orgulho. A predição da queda de Nínive, bem como o seu cumprimento, constituem o sinal de que Deus dirige a história e nunca deixa de exercer a sua justiça, destruindo o orgulho e os orgulhosos.
Este livro pode sintetizar-se no seguinte plano:
— O Senhor é um Deus poderoso e bom: 1,2–8.
— O poder divino manifesta-se na destruição de Nínive: 1,9—2,3.
— Nínive é tomada de assalto e destruída: 2,4—3,19.

Currently Selected:

NAUM Introdução: BPT09DC

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy