YouVersion Logo
Search Icon

GÉNESIS 21

21
Nascimento de Isaac
1O Senhor lembrou-se do que tinha anunciado a Sara e cumpriu o que lhe tinha prometido. 2Sendo Abraão já de idade avançada, Sara ficou grávida dele e deu à luz um filho, exatamente na altura do ano que Deus lhe tinha anunciado#21,2 Ver Gn 18,10; Hb 11,11.. 3E Abraão deu àquele seu filho, que Sara tinha dado à luz, o nome de Isaac. 4Aos oito dias de vida, Abraão fez-lhe a circuncisão#21,4 Ver 17,10 e nota e 17,12. conforme a ordem recebida do Senhor. 5Abraão tinha cem anos de idade quando nasceu o seu filho Isaac. 6Com efeito, Sara dissera: «Deus guardou para mim um sorriso#21,6 Alusão ao nome do filho, Isaac. Ver 17,19 e nota e 18,12–15. e todos os que ouvirem esta notícia hão de sorrir por causa de mim. 7Quem diria a Abraão que Sara ainda iria amamentar filhos. E, sendo ele já de idade avançada, ainda lhe dei um filho.»
8O menino foi crescendo até que chegou a idade de deixar de mamar e, nessa altura, Abraão ofereceu um grande banquete.
Abraão separa-se de Ismael
9Um dia Sara encontrou o filho de Abraão e da sua escrava egípcia, Agar, a brincar com Isaac#21,9 Com Isaac é um complemento usado nas antigas versões. O hebraico não tem esse elemento. 10e foi dizer a Abraão: «Tens de mandar embora essa escrava e o seu filho. Não quero que o filho dela seja herdeiro juntamente com o meu filho Isaac#21,10 Comparar com Jo 8,33–35; Gl 4,29–30.11Abraão ficou muito desgostoso com a proposta, porque se tratava de um filho seu. 12Mas Deus disse a Abraão: «Não fiques tão desgostoso por causa do menino e da tua escrava. Podes aceitar a proposta de Sara, pois a tua descendência virá de Isaac#21,12 Ver Rm 9,7; Hb 11,18.. 13Mas o filho da escrava dará também origem a um grande povo, porque afinal é teu filho também.»
14No dia seguinte pela manhã, Abraão foi buscar comida e um odre de água para os dar a Agar. Colocou-lhe as coisas ao ombro e o menino ao colo e mandou-a embora. Ela pôs-se a caminho, mas perdeu-se no deserto de Bercheba.
15A água que trazia no odre acabou-se-lhe. Agar deixou o menino debaixo dum arbusto 16e foi sentar-se a uma certa distância, porque não queria ver morrer o filho. Sentada no chão, ela chorava em altos gritos.
17Deus ouviu o menino a chorar e o anjo do Senhor chamou do céu por Agar e disse-lhe: «Que tens, Agar? Não tenhas medo, porque Deus ouviu a voz do menino, aí onde ele está. 18Levanta-te, leva o menino e segura-o bem pela mão, pois eu hei de fazer com que ele dê origem a um grande povo.»
19Deus fez com que Agar visse um poço. Foi lá encher o odre de água e deu de beber ao menino. 20Deus protegia o menino e ele foi crescendo. Vivia no deserto de Paran e veio a ser atirador de arco. 21A mãe casou-o com uma mulher egípcia.
Aliança entre Abraão e Abimelec
22Por aquela altura, Abimelec acompanhado de Picol, chefe do seu exército, disse a Abraão: «Deus está do teu lado em tudo aquilo que fazes. 23Peço-te que jures agora por Deus que não pretenderás enganar-me, nem a mim nem aos meus filhos e descendentes, e que me tratarás a mim e a esta terra, onde moras, com a mesma bondade com que te tratei a ti.» 24Abraão respondeu: «Juro.» 25E falou a Abimelec de um poço que os servos de Abimelec lhe tinham tirado. 26Abimelec respondeu: «Eu não sabia que alguém tivesse feito isso. Nem tu mo comunicaste nem eu o tinha ouvido dizer, a não ser agora.»
27Abraão ofereceu ovelhas e bois a Abimelec e assim fizeram uma aliança. 28Mas Abraão pôs de parte sete ovelhas do rebanho. 29Abimelec perguntou-lhe: «Por que é que puseste de parte estas sete ovelhas?» 30Abraão respondeu: «Foi para tas dar, como sinal de que fui eu que fiz este poço.»
31Por isso, aquele lugar ficou a chamar-se Bercheba, porque foi lá que ambos fizeram o juramento#21,31 Bercheba. Nome composto por duas palavras que podem significar em hebraico “poço do juramento” ou “poço das sete” (ovelhas).. 32Depois de terem concluído esta aliança em Bercheba, Abimelec e Picol, chefe do seu exército, foram de novo para a terra dos filisteus. 33Abraão plantou ali em Bercheba uma árvore, uma tamargueira, e invocou o nome do Senhor, o Deus eterno. 34Abraão viveu ainda na terra dos filisteus, durante muito tempo.

Currently Selected:

GÉNESIS 21: BPT09DC

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy