YouVersion Logo
Search Icon

GÉNESIS 14

14
Abrão opõe-se a uma grande invasão
1Amerafel, rei de Sinar, Arioc, rei de Elasar, Cadorlaomer, rei de Elam, e Tidal#14,1 Nem todos os reis e localidades aqui mencionados se conseguem hoje identificar. Sinar parece indicar a Mesopotâmia; Elasar, uma cidade na Mesopotâmia, talvez Larsa; Elam, um reino a oriente da Babilónia; Tidal talvez um rei hitita., rei de Goim, 2fizeram guerra a Bera, rei de Sodoma, a Birchá#14,2 Bera pode significar no “mal”. Birchá pode querer dizer “no crime”. Se assim for, são dois nomes simbólicos da imagem tradicional de maldade projetada sobre a região de Sodoma., rei de Gomorra, a Sinab, rei de Admá, e a Cheméber, rei de Seboim#14,2 Admá e Seboim. Cidades hoje desconhecidas são em Dt 29,23 associadas com Sodoma e Gomorra., e ao rei da cidade de Bela, a qual se chama também Soar. 3Estes últimos juntaram os seus exércitos no vale de Sidim, onde fica o Mar de Sal.
4Durante doze anos, aceitaram estar sujeitos a Cadorlaomer, mas no décimo terceiro ano revoltaram-se. 5No décimo quarto ano, chegou Cadorlaomer juntamente com os reis aliados e derrotaram os refaítas em Astarot-Carnaim e os zuzitas em Ham, os emitas em Chavé-Quiriataim 6e os horritas nas montanhas de Seir, perseguindo-os até El-Paran, que está à entrada do deserto. 7Depois voltaram para En-Mispat, isto é, Cadés, e submeteram toda a região dos amalecitas e a dos amorreus que habitam em Haçon-Tamar.
8Mas os reis de Sodoma, Gomorra, Admá, Seboim e Bela, que é hoje Soar, saíram para a guerra. Foram combater no vale de Sidim, 9Cadorlaomer, rei de Elam, Tidal, rei de Goim, Amerafel, rei de Sinar e Arioc, rei de Elasar. Num total eram quatro reis contra cinco.
10O vale de Sidim estava cheio de poços de betume e, ao fugirem, os reis de Sodoma e de Gomorra caíram dentro deles. Os restantes fugiram para as montanhas. 11Os atacantes saquearam as riquezas de Sodoma e de Gomorra com todos os seus alimentos e foram-se embora. 12Levaram também o sobrinho de Abrão, Lot, com todos os seus bens, pois Lot vivia em Sodoma.
13Entretanto um fugitivo foi anunciar o facto a Abrão, o hebreu, que estava a viver nos carvalhos do amorreu Mambré. Este era parente de Escol e de Aner, com os quais Abrão tinha feito aliança. 14Ao ouvir que o seu sobrinho tinha sido feito prisioneiro, Abrão armou os seus servos mais experimentados, nascidos em sua casa, em número de trezentos e dezoito, e foi em perseguição dos inimigos até Dan. 15Para os atacar, dividiu os seus homens em grupos e venceu-os durante a noite, continuando em perseguição deles até Hoba, que fica para o norte de Damasco. 16Recuperou todos os bens e libertou Lot, seu sobrinho, com os seus bens, juntamente com as mulheres e restantes prisioneiros.
Abrão e Melquisedec
17Quando Abrão regressava, depois de ter atacado Cadorlaomer e os reis seus aliados, o rei de Sodoma saiu para o receber no vale de Chavé, que é o vale do Rei.
18Também Melquisedec, rei de Salém#14,18 Melquisedec. Significa “o meu rei é justiça”. É, como muitos outros reis no Médio Oriente Antigo, rei e sacerdote. Ver Sl 110,4; Hb 7,1–10. Salém. Forma abreviada de Jerusalém ou uma outra localidade perto de Siquém., que era sacerdote do Deus altíssimo, se apresentou levando consigo pão e vinho 19e abençoou-o com estas palavras:
«Que o Deus altíssimo, criador do céu e da terra,
abençoe Abrão!
20Louvado seja o Deus altíssimo,
que te deu a vitória sobre os teus inimigos!»
Abrão deu-lhe a décima parte#14,20 A décima parte das colheitas, e depois também de gado, era oferta obrigatória a apresentar a Deus, por meio dos sacerdotes e levitas. Ver Lv 27,30–33; Nm 18,21–32; Dt 14,22–29; Ml 3,8; Hb 7,4–10. de tudo o que tinha sido recuperado. 21Mas o rei de Sodoma replicou: «Dá-me só as pessoas; quanto aos bens, fica com eles.» 22Abrão respondeu ao rei de Sodoma: «Juro, com a mão erguida para o Senhor, Deus altíssimo, criador do céu e da terra, 23que daquilo que é teu não quero nada para mim, nem um fio, nem um cordão para apertar os sapatos. Não quero que digas que foste tu que enriqueceste a Abrão. 24Para mim, só quero aquilo que os meus servos já comeram e a parte a que têm direito aqueles que se juntaram a mim, Aner, Escol e Mambré. Eles, de facto, têm direito a retirar a sua parte.»

Currently Selected:

GÉNESIS 14: BPT09DC

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy