YouVersion Logo
Search Icon

ATOS DOS APÓSTOLOS 3

3
Cura de um aleijado
1Uma vez, Pedro e João iam para o templo para a oração das três horas da tarde. 2Era ali levado todos os dias um homem, coxo de nascença, e colocado à porta do templo chamada «Formosa», para pedir esmola aos que por ali entravam. 3Quando ele viu Pedro e João a entrarem, pediu uma esmola. 4Eles fixaram os olhos nele, e Pedro disse: «Olha para nós!» 5O homem olhou para eles pensando que ia receber alguma coisa. 6Então Pedro disse-lhe: «Não tenho prata nem ouro, mas vou dar-te aquilo que tenho. Em nome de Jesus Cristo de Nazaré, eu te digo: levanta-te e anda!» 7Pedro depois pegou na mão direita do homem e ajudou-o a levantar-se. Nesse mesmo instante, os pés e os artelhos ficaram fortes 8e ele pôs-se de pé num salto e começou a andar. Entrou com eles no templo, caminhando, saltando e agradecendo a Deus. 9Toda a gente o viu a andar e a louvar a Deus. 10Reconheceram que era o mesmo que costumava estar sentado a pedir esmola à porta «Formosa» do templo e ficaram admirados e espantados com o que lhe tinha acontecido.
Discurso de Pedro no templo
11O homem que tinha sido curado não largava Pedro e João. E toda a gente, cheia de espanto, correu para onde eles estavam, na parte do templo chamada Pórtico de Salomão. 12Quando Pedro viu aquilo, falou assim ao povo: «Israelitas, por que estão assim tão admirados e por que olham para nós dessa maneira? Julgam que foi pelo nosso próprio poder ou pela nossa piedade que fizemos andar este homem? 13O Deus de Abraão, de Isaac e de Jacob, Deus dos nossos antepassados, quis assim glorificar o seu servo Jesus, aquele que vocês entregaram às autoridades. E quando Pilatos o quis soltar recusaram. 14Recusaram aquele que era o santo, o justo, e pediram a liberdade para um criminoso. 15Desse modo, mataram quem dá a vida. Mas Deus ressuscitou-o, e nós somos testemunhas disso. 16Foi a fé no poder de Jesus que deu forças a este homem que aqui veem e bem conhecem. Essa fé em Jesus curou-o completamente, como todos estão a ver. 17Eu sei, irmãos, que tanto vocês como os vossos chefes o fizeram por ignorância. 18Mas cumpriu-se desse modo aquilo que Deus já antes tinha dito pela boca de todos os profetas: que o seu Messias tinha de sofrer. 19Portanto, arrependam-se e mudem de vida, para que Deus vos perdoe os pecados. 20Desse modo, o Senhor vos dará dias de paz e vos enviará Jesus, o Messias, conforme tinha planeado a pensar em vós. 21Jesus, por agora, terá de ficar no Céu, até que chegue o tempo de renovar todas as coisas, conforme Deus mandou dizer há muito tempo pelos seus santos profetas. 22Com efeito, Moisés disse: O Senhor Deus há de fazer aparecer de entre vós um profeta semelhante a mim. Hão de prestar atenção a tudo o que ele vos disser. 23Quem não der ouvidos a esse profeta será excluído do povo de Israel#3,23 Ver Dt 18,15.18–19..
24E também todos os profetas, desde Samuel em diante, anunciaram o que se ia passar nos tempos de hoje. 25As promessas que Deus fez por intermédio dos profetas são para vosso benefício e assim participam da aliança que Deus fez com os vossos antepassados, quando disse a Abraão: Todos os povos do mundo serão abençoados por meio da tua descendência#3,25 Ver Gn 22,18; Gl 3,8..
26Deus, depois de ressuscitar o seu Servo, enviou-o primeiramente a vós para vos abençoar e afastar do mal que fazem.»

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy