YouVersion Logo
Search Icon

Lucas 20

20
A autoridade de Jesus
Mt 21.23-27; Mc 11.27-33
1Aconteceu que, num daqueles dias, estando Jesus a ensinar o povo no templo e a evangelizar, chegaram os principais sacerdotes e os escribas, juntamente com os anciãos, 2e lhe perguntaram:
— Diga-nos com que autoridade você faz estas coisas? Ou quem lhe deu esta autoridade?
3Jesus respondeu:
— Eu também vou fazer uma pergunta a vocês. Digam: 4O batismo de João era do céu ou dos homens?
5Então discutiram entre si:
— Se dissermos: “Do céu”, ele dirá: “Por que não acreditaram nele?” 6Mas, se dissermos: “Dos homens”, o povo todo nos apedrejará, porque está convicto de que João era profeta.#Lc 1.76; 7.29
7Por fim, responderam que não sabiam de onde era. 8E Jesus lhes disse:
— Então eu também não lhes digo com que autoridade faço estas coisas.
A parábola dos lavradores maus
Mt 21.33-46; Mc 12.1-12
9A seguir, Jesus passou a contar ao povo esta parábola:
— Certo homem plantou uma vinha, # Is 5.1-2 arrendou-a para uns lavradores e ausentou-se do país por prazo considerável. 10No devido tempo, mandou um servo aos lavradores para que lhe dessem do fruto da vinha. Mas os lavradores, depois de espancá-lo, o despacharam de mãos vazias. 11Em vista disso, enviou-lhes outro servo, mas também a este espancaram e, depois de insultá-lo, despacharam de mãos vazias. 12Mandou ainda um terceiro; também a este, depois de feri-lo, expulsaram. 13Então o dono da vinha disse: “Que farei? Enviarei o meu filho amado; talvez o respeitem.”
14 — Mas, quando os lavradores viram o filho, começaram a discutir entre si: “Este é o herdeiro; vamos matá-lo, para que a herança seja nossa.” 15E, lançando-o fora da vinha, o mataram.
— Que lhes fará, pois, o dono da vinha? 16Virá, exterminará aqueles lavradores e entregará a vinha a outros.
Ao ouvir isto, disseram:
— Que tal não aconteça!
17Mas Jesus, com o olhar fixo neles, disse:
— Que quer dizer então o que está escrito: “A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a pedra angular”? # Sl 118.22 18Todo o que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó.
19Naquela mesma hora, os escribas e os principais sacerdotes procuravam prender Jesus,#Mt 21.45-46; Mc 12.12 porque entenderam que ele havia contado essa parábola contra eles; mas temiam o povo.
A questão do imposto
Mt 22.15-22; Mc 12.13-17
20Eles passaram a vigiar Jesus. Enviaram espiões que se fingiam de justos para ver se o apanhavam em alguma palavra,#Lc 11.54 a fim de entregá-lo à jurisdição e à autoridade do governador. 21Então lhe perguntaram:
— Mestre, sabemos que o senhor fala e ensina corretamente e não se deixa levar pela aparência das pessoas, mas ensina o caminho de Deus segundo a verdade. 22É lícito pagar imposto a César ou não?
23Mas Jesus, percebendo a artimanha deles, respondeu:
24 — Mostrem-me um denário. # 20.24 Moeda romana de prata, que era o pagamento por um dia de trabalho De quem é a figura e a inscrição?
Eles responderam:
— De César.
Então Jesus lhes disse:
25 — Pois deem a César o que é de César # Rm 13.7 e a Deus o que é de Deus.
26Não puderam apanhá-lo em palavra alguma diante do povo; e, admirados da sua resposta, calaram-se.
Os saduceus e a ressurreição
Mt 22.23-33; Mc 12.18-27
27Chegando alguns dos saduceus, que dizem não haver ressurreição,#At 23.8 28perguntaram a Jesus:
— Mestre, Moisés nos deixou escrito#Dt 25.5 que, se um homem casado morrer sem deixar filhos, o irmão desse homem deve casar com a viúva e gerar descendentes para o falecido. 29Ora, havia sete irmãos: o primeiro casou e morreu sem filhos; 30o segundo 31e o terceiro também casaram com a viúva, e assim foi com os sete. Todos morreram sem deixar filhos. 32Por fim, morreu também a mulher. 33Portanto, na ressurreição, de qual deles a mulher será esposa? Porque os sete casaram com ela.
34Jesus respondeu:
— Os filhos deste mundo casam e se dão em casamento, 35mas os que são considerados dignos de alcançar a era vindoura e a ressurreição dentre os mortos não casam, nem se dão em casamento. 36Pois não podem mais morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição. 37E que os mortos ressuscitam, Moisés o indicou no trecho referente à sarça, quando afirma que o Senhor#Êx 3.6 é o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. 38Ora, Deus não é Deus de mortos, e sim de vivos; porque para ele todos vivem.
39Então alguns dos escribas disseram:
— Boa resposta, Mestre!
40E não ousaram mais fazer perguntas a Jesus.
O Cristo, filho de Davi
Mt 22.41-46; Mc 12.35-37
41Mas Jesus lhes perguntou:
— Como se pode dizer que o Cristo é filho de Davi? 42Pois o próprio Davi afirma no Livro dos Salmos:
“Disse o Senhor ao meu Senhor:
‘Sente-se à minha direita,
43 até que eu ponha os seus inimigos
por estrado dos seus pés.’” # Sl 110.1
44 — Portanto, Davi o chama de Senhor. Então como ele pode ser filho de Davi?
Jesus censura os escribas
Mt 23.1-36; Mc 12.38-40; Lc 11.37-54
45Quando todo o povo estava ouvindo, Jesus disse aos seus discípulos:
46 — Cuidado com os escribas, que gostam de andar com vestes talares e muito apreciam as saudações nas praças, as primeiras cadeiras nas sinagogas e os primeiros lugares nos banquetes. 47Eles devoram as casas das viúvas#Is 10.2 e, para o justificar, fazem longas orações. Estes sofrerão juízo muito mais severo.

Currently Selected:

Lucas 20: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy