YouVersion Logo
Search Icon

Jeremias 7

7
O templo não protege a nação iníqua
1Palavra que foi dita a Jeremias da parte do Senhor:
2— Fique junto à porta da Casa do Senhor#Jr 26.2 e proclame ali esta palavra: “Escutem a palavra do Senhor, todos de Judá, vocês que entram por estas portas, para adorar o Senhor. 3Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Corrijam a sua conduta e as suas ações,#Jr 26.13 e eu os farei habitar neste lugar. 4Não confiem em palavras falsas, dizendo: ‘Templo do Senhor! Templo do Senhor! Este é o templo do Senhor!’”
5— Mas, se de fato emendarem os seus caminhos e as suas ações, se de fato praticarem a justiça, cada um com o seu próximo; 6se não oprimirem o estrangeiro, o órfão e a viúva, nem derramarem sangue inocente neste lugar, nem seguirem outros deuses para o próprio mal de vocês, 7eu os farei habitar neste lugar, na terra que dei aos pais de vocês, desde os tempos antigos e para sempre.
8— Eis que vocês confiam em palavras falsas, que não servem para nada. 9O que é isso? Vocês roubam, matam, cometem adultério e juram falsamente, queimam incenso a Baal e seguem outros deuses que vocês não conheciam no passado, 10e depois vêm e se põem diante de mim neste templo que se chama pelo meu nome, e dizem: “Estamos salvos!” Sim, só para continuarem a praticar essas abominações! 11Será que este templo que se chama pelo meu nome é um covil de salteadores#Mt 21.13; Mc 11.17; Lc 19.46 aos olhos de vocês? Eis que eu, eu mesmo, vi isso, diz o Senhor.
12— Mas vão agora ao meu lugar que estava em Siló, onde, no princípio, fiz habitar o meu nome, e vejam o que lhe fiz, por causa da maldade do meu povo de Israel. 13Agora, visto que vocês fazem todas estas obras, diz o Senhor, e eu falei muitas e muitas vezes, mas vocês não me ouviram, chamei, mas vocês não me responderam, 14farei também com este templo que se chama pelo meu nome, no qual vocês confiam, e com este lugar, que dei a vocês e aos seus pais, o mesmo que fiz com Siló.#Js 18.1; Sl 78.60; Jr 26.6 15Vou expulsar vocês da minha presença, como expulsei todos os seus irmãos, toda a posteridade de Efraim.
A intercessão do profeta não salvará o povo rebelde
16— Quanto a você, Jeremias, não interceda por este povo, nem levante por ele clamor ou oração,#Jr 11.14; 14.11 nem insista comigo, porque eu não ouvirei a sua voz. 17Será que você não enxerga o que andam fazendo nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém? 18Os filhos apanham a lenha, os pais acendem o fogo e as mulheres amassam a farinha, para se fazerem bolos à Rainha dos Céus. Também oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira. 19Mas será que é a mim que eles provocam à ira? — diz o Senhor. Não seria muito mais a si mesmos, para a sua própria vergonha?
20— Portanto, assim diz o Senhor Deus: Eis que a minha ira e o meu furor se derramarão sobre este lugar, sobre as pessoas e sobre os animais, sobre as árvores do campo e sobre os frutos da terra. A minha ira queimará como um fogo e não se apagará.
A mera multiplicação dos sacrifícios é inútil
21— Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Juntem os seus holocaustos aos outros sacrifícios e comam a carne vocês mesmos.#Jr 6.20 22No dia em que tirei os pais de vocês da terra do Egito, não falei nem lhes ordenei nada a respeito de holocaustos ou sacrifícios.#1Sm 15.22; Os 6.6 23Mas o que lhes ordenei foi isto: “Deem ouvidos à minha voz, e eu serei o seu Deus, e vocês serão o meu povo.#Êx 19.5-6 Andem em todo o caminho que eu lhes ordeno, para que tudo lhes vá bem.” 24Mas eles não quiseram ouvir, nem atenderam, porém andaram nos seus próprios conselhos e na dureza do seu coração maligno; andaram para trás e não para a frente. 25Desde o dia em que os pais de vocês saíram da terra do Egito até hoje, muitas e muitas vezes, todos os dias, eu lhes enviei todos os meus servos, os profetas. 26Mas vocês não quiseram me ouvir, nem atenderam; foram teimosos e fizeram pior do que os seus pais.
27— Portanto, Jeremias, você dirá a eles todas estas palavras, mas eles não lhe darão ouvidos; você os chamará, mas eles não responderão. 28Então você lhes dirá: “Esta é a nação que não dá ouvidos à voz do Senhor, seu Deus, e não aceita a disciplina. A verdade desapareceu; foi eliminada da sua boca.”
Judá é rejeitado por Deus
29“Corte os seus cabelos
consagrados, ó Jerusalém,
e jogue-os fora.
Comece a prantear
sobre o alto dos montes,
porque o Senhor rejeitou
e abandonou
a geração que é objeto
do seu furor.”
30— Porque os filhos de Judá fizeram o que era mau aos meus olhos, diz o Senhor. Puseram os seus ídolos abomináveis no templo que se chama pelo meu nome, para o contaminarem. 31Edificaram os altos de Tofete,#2Rs 23.10; Jr 32.34-35 no vale de Ben-Hinom, para queimarem em sacrifício os seus filhos#Lv 18.21 e as suas filhas, algo que nunca ordenei, nem me passou pela mente. 32Portanto, eis que virão dias, diz o Senhor, em que já não se chamará Tofete, nem vale de Ben-Hinom, mas o vale da Matança. Os mortos serão sepultados em Tofete por não haver outro lugar. 33Os cadáveres deste povo servirão de alimento às aves dos céus e aos animais selvagens; e não haverá ninguém que os espante.#Dt 28.26 34Farei cessar nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém o som das festas e da alegria, a voz do noivo e a voz da noiva;#Jr 16.9; 25.10; Ap 18.23 porque a terra ficará em ruínas.

Currently Selected:

Jeremias 7: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy