YouVersion Logo
Search Icon

2Pedro 3

3
A vinda do Senhor
1Amados, esta é, agora, a segunda carta que escrevo a vocês. Em ambas, procuro, com lembranças,#2Pe 1.13 despertar a mente esclarecida de vocês, 2para que se lembrem das palavras que, anteriormente, foram ditas pelos santos profetas, e também se lembrem do mandamento do Senhor e Salvador, que os apóstolos de vocês lhes ensinaram.#Jd 17 3Antes de tudo, saibam que, nos últimos dias, virão escarnecedores com as suas zombarias, andando segundo as próprias paixões 4e dizendo: “Onde está a promessa da sua vinda?#Jr 17.15; Ez 12.22 Porque, desde que os pais morreram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.”
5Acontece que, de propósito, esquecem que os céus existem desde muito tempo, e que a terra surgiu da água e através da água pela palavra de Deus.#Gn 1.6-8; Sl 24.2 6Com base nesta palavra também o mundo daquele tempo foi destruído, afogado#Gn 7.11,21 em água. 7Pela mesma palavra, os céus e a terra que agora existem têm sido guardados para o fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e da destruição dos ímpios.
8Mas há uma coisa, amados, que vocês não devem esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos,#Sl 90.4 e mil anos são como um dia. 9O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a julguem demorada. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.#Rm 2.4; 1Tm 2.4 10Porém, o Dia do Senhor virá como um ladrão.#Mt 24.43; Lc 12.39; 1Ts 5.2 Naquele dia os céus passarão com grande estrondo,#Mt 24.35 e os elementos se desfarão pelo fogo. Também a terra e as obras que nela existem desaparecerão.
Como esperar o Senhor
11Uma vez que tudo será assim desfeito, vocês devem ser pessoas que vivem de maneira santa e piedosa, 12esperando e apressando a vinda do Dia de Deus. Por causa desse dia, os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos se derreterão pelo calor. 13Nós, porém, segundo a promessa de Deus, esperamos novos céus e nova terra,#Is 65.17; 66.22; Ap 21.1 nos quais habita a justiça.
14Por essa razão, amados, esperando estas coisas, esforcem-se para que Deus os encontre sem mácula, sem culpa e em paz. 15E considerem a longanimidade do nosso Senhor como oportunidade de salvação,#Rm 2.4 como também o nosso amado irmão Paulo escreveu a vocês, segundo a sabedoria que lhe foi dada, 16ao falar a respeito destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas cartas. Nelas há certas coisas difíceis de entender, que aqueles que não têm instrução e são instáveis deturparão, como também deturparão as demais Escrituras, para a própria destruição deles.
17Portanto, vocês, meus amados, visto que já sabem disso, tenham cuidado para que não sejam arrastados pelo erro desses insubordinados e caiam da posição segura em que se encontram. 18Pelo contrário, cresçam na graça e no conhecimento#2Pe 1.2; 2.20 de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.

Currently Selected:

2Pedro 3: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy