meeting point estoril
2024-01-28 celebração dominical
Orar e trabalhar a fundo... sem jamais descurar o descanso. É duro assumi-lo, mas somos muito assertivos nos dois domínios iniciais e tremendamente negligentes no derradeiro. Porque carga de água descartamos a pausa, o parêntesis, o recolhimento, o silêncio, a contemplação, a comunhão, entre outras facetas do verdadeiro repouso, em detrimento da produção em série, incluindo o activismo religioso? Até Deus, o Criador de todas as coisas, depois de ter feito tudo e de ter visto que era muito bom, entendeu por bem descansar... Urge imitá-l’O, sem adicionar regrinhas ou fobias humanas, e assim desfrutar a vida em pleno!
Locations & Times
Meeting Point Estoril
Av. Bombeiros Voluntários 59, 2765-202 Estoril, Portugal
Sunday 4:00 PM
link para a transmissão Youtube
https://youtube.com/live/3S7WISloi1s
instrumental e oração silenciosa
Agora, ao entrar em oração, faço uma pausa para ficar quieto, respirar devagar e recentrar os meus sentidos dispersos na presença de Deus.
Que consolação tem meu coração,
Descansando no poder de Deus.
Ele tem prazer em me proteger,
Descansando no poder de Deus.
Descansando nos eternos braços do meu Deus.
Vou seguro, descansando no poder de Deus.
Sempre avante vou, bem contente estou,
Descansando no poder de Deus.
Tudo hei de vencer pelo seu poder,
Descansando no poder de Deus.
Não recearei, nada temerei,
Descansando no poder de Deus.
Gozo paz e amor junto ao meu Senhor,
Descansando no poder de Deus.
Lutas sem cessar hei de atravessar,
Descansando no poder de Deus.
Não me deixará, mas me susterá,
Descansando no poder de Deus.
Deus criou então o ser humano à sua imagem; criou-o como verdadeira imagem de Deus. E este ser humano criado por Deus é o homem e a mulher.
E Deus achou que tudo aquilo que tinha feito era muito bom.
No sétimo dia, Deus tinha completado a sua obra e nesse sétimo dia Deus descansou dos trabalhos que tinha vindo a fazer. Deus abençoou o sétimo dia e fez dele um dia sagrado, pois foi o dia em que ele descansou de todo o trabalho de criação que tinha feito.
Recorda-te do dia de sábado para o consagrares ao Senhor. Podes trabalhar durante seis dias, para fazeres tudo aquilo de que precisares. Mas o sétimo dia é dia de descanso, consagrado ao Senhor, teu Deus. Nesse dia, não faças trabalho nenhum, nem tu nem os teus filhos e filhas, nem os teus servos e servas, nem os teus animais nem o estrangeiro que viver na tua terra. Porque durante os seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles, mas descansou no sétimo dia. Por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o declarou sagrado.
Lembra-te que também tu foste escravo, quando estavas no Egito, e que o Senhor, com grande força e poder, te fez sair de lá. Por isso, ele te ordenou que guardasses o dia de sábado.
Tu me chamas sobre as águas,
Onde os meus pés, podem falhar!
Ali te encontro no mistério,
No mar profundo, aguento em fé!
E por teu nome eu vou chamar!
P’ra lá das ondas vou olhar!
Se a maré subir, no teu abraço vou ficar,
Pois eu sou teu e Tu és meu!
No mar, tua graça é abundante,
As tuas mãos vão-me guiar!
O medo acampa à minha volta,
Contudo Tu não falharás!
Guia-me onde a confiança
É sem fronteiras,
Quero andar sobre as águas,
Até onde me chamares!
Leva-me para lá do que
É mais profundo,
Chegar a uma fé sem fundo,
Mergulhar na tua presença!
Quero estar escondido em Ti,
Estou seguro na Tua forte mão.
Se o mar se levanta e o trovão ruge,
Seguro em Ti estou na tempestade.
Pai, no temporal Tu és o Rei,
Sossegarei, pois sei que és Deus.
Descansarei em Cristo só,
Confiarei na paz do Teu poder.
Ora a promessa de entrarmos no lugar de descanso de Deus ainda está de pé. Portanto, irmãos , tenham cuidado, para que ninguém perca a oportunidade de entrar nesse descanso! Na realidade, ouvimos o evangelho exatamente como eles. Porém a mensagem que eles ouviram não lhes serviu de nada, porque a ouviram mas não a receberam com fé. Portanto, nós que temos fé havemos de entrar no descanso a que Deus se referiu, quando disse: Fiquei tão indignado que jurei: «Esta gente não há de entrar no lugar de descanso que eu preparei.» No entanto as obras dele estavam completas desde a criação do mundo. Pois numa passagem da Sagrada Escritura lê-se a respeito do sétimo dia: Deus descansou no sétimo dia depois de ter feito toda a sua obra. E noutro lugar vem a passagem já citada: Esta gente não há de entrar no lugar de descanso que eu preparei. Ora, visto que aqueles que primeiramente ouviram o evangelho não entraram no descanso de Deus, por causa da sua desobediência, é evidente que outros devem entrar nele. É por isso que Deus marca outro dia, o dia de «hoje», de que fala a Sagrada Escritura. Muitos anos mais tarde, falando por meio de David, Deus disse, como já foi citado: Se ouvirem hoje a voz de Deus, não se mostrem duros de coração. Se Josué tivesse levado realmente o povo para esse lugar de descanso , Deus não teria falado mais tarde de um outro dia. Portanto, o povo de Deus ainda há de entrar num descanso semelhante ao que Deus teve no sétimo dia. Porque aquele que entrar no descanso de Deus, descansará das suas obras exatamente como Deus descansou das dele. Esforcemo-nos, pois, por entrar nesse lugar de descanso de Deus. Que ninguém siga o mau exemplo daqueles que desobedeceram. A palavra de Deus é viva e mais poderosa e cortante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até ao íntimo da pessoa, até à união da alma e do espírito, e até onde os ossos e a medula se juntam. Por isso Deus é capaz de julgar os desejos e os pensamentos do coração humano. Não há absolutamente nada que se possa esconder de Deus. Tudo no mundo está nu e a descoberto aos olhos daquele a quem temos de prestar contas. Uma vez que temos um sumo sacerdote tão importante, Jesus, o Filho de Deus, que chegou até à presença do próprio Deus, estejamos firmes na confissão da nossa fé. Sabemos que o nosso sumo sacerdote se compadece das nossas fraquezas, pois foi tentado em tudo como nós, sem cair no pecado. Aproximemo-nos, pois, com toda a confiança, do trono da graça e assim conseguiremos alcançar misericórdia e graça e encontrar ajuda no momento próprio.
Só de ouvir Tua voz,
De sentir Teu amor,
Só de pronunciar o Teu nome,
Os meus medos se vão,
Minha dor, meu sofrer,
Pois de paz Tu inundas meu ser.
Jesus, que doce nome,
Que transforma em alegria!
O meu triste coração!
Jesus, só o teu nome
É capaz de dar ao homem salvação.
sine immemores quieti
Mateus 11.28-12.14
[série: ora et labora | janeiro 2024]
Venham ter comigo todos os que andam cansados e oprimidos e eu vos darei descanso. Aceitem o meu jugo e aprendam comigo, que sou manso e humilde de coração. Assim o vosso coração encontrará descanso, pois o meu jugo é agradável e os meus fardos são leves.
Por aquela altura, Jesus atravessava umas searas durante o sábado. E como os discípulos sentiam fome, começaram a arrancar espigas para comer. Os fariseus, ao repararem nisso, chamaram a atenção de Jesus: «Olha que os teus discípulos estão a fazer aquilo que a lei não permite fazer ao sábado.» Jesus respondeu-lhes: «Não leram o que David fez quando ele e os seus companheiros estavam com fome? Entrou na casa de Deus com os seus homens e comeram os pães consagrados. E não lhes era permitido fazer aquilo, mas apenas aos sacerdotes . Não leram também na lei que aos sábados, no templo , os sacerdotes quebram a lei do descanso e, no entanto, ficam sem culpa? Pois eu vos digo: o que está aqui é maior do que o templo. Se percebessem o que significa na Escritura : prefiro misericórdia e não sacrifícios , não teriam condenado inocentes. Com efeito, o Filho do Homem é Senhor do próprio sábado.» Jesus saiu dali e entrou na sinagoga deles. Estava lá um homem que tinha uma das mãos paralítica. Alguns, querendo arranjar motivo para acusar Jesus, perguntaram-lhe: «Será que a nossa lei permite curar pessoas ao sábado ou não?» Jesus respondeu assim: «Se um de vós tiver uma ovelha e ela cair num poço ao sábado, não vai logo tirá-la de lá? Quanto mais não vale um homem do que uma ovelha? Por isso é permitido fazer bem ao sábado.» Em seguida dirigiu-se ao homem da mão paralítica: «Estende a tua mão.» Ele estendeu-a e ficou restabelecida e sã como a outra. Então os fariseus saíram dali e foram fazer planos para ver como haviam de o matar.
Pausa introspetiva
(O que Deus espera de mim?)
O mundo está a teus pés,
A eternidade nas tuas mãos!
A causa da vida falaste,
Por Ti estou aqui!
Meu errar está a teus pés,
A cruz Tu levaste por mim!
Todo o meu pecar nos teus ombros,
Por Ti estou aqui!
Que mais vou dizer?
Que posso fazer?
O meu ser Te quero dar,
Me entrego a Ti!
Salvo em Ti caminho,
Teu Espírito vive em mim!
Declaro em tuas promessas,
Por Ti estou aqui!
Aqui estou!
Me entrego a Ti e as mãos levanto
Ao ver aquele que tudo deu!
Aqui estou!
Minh’alma a Ti rendida,
O que eu sou é teu!
tema 2024
em Cristo Jesus nosso Senhor
(Romanos 6.23b; 8.39b)
série — pára, escuta e vê —
domingos 16:00 | presencial e online
04 fev • sentidos apurados
11 fev • atenção aos sinais
18 fev • a batida dos sentimentos
25 fev • a liturgia do ordinário
encontro de oração terça-feira 21:00
lectio divina quinta-feira 13:00
celebração dominical domingo 16:00
📩 ofertas e dízimos
MB Way 962 355 829
(ref. MP oferta ou MP dízimo + Nome)
🏠 grupos de partilha e suporte (gps)
Carcavelos/Lisboa (Madalena e Jónatas; Rute e André)
Estoril (Beatriz e Gerson)
👏 siga-nos
• Facebook: https://www.facebook.com/meetingpoint.org.pt
• Instagram: https://www.instagram.com/meetingpoint.org.pt
• Youtube: https://www.youtube.com/c/MeetingPointEstoril
Uma comunidade que ama Deus e ama pessoas
meetingpoint.org.pt